No programa Diversidades desta semana a história envolvente de um dos grandes nomes do esporte nacional: Lars Grael. O iatista traz no sangue o talento para velejar. A paixão pela vela começou ainda criança. A convivência com o avô, que ensinou os primeiros passos, despertou o interesse e a curiosidade. A ascensão no esporte foi astronômica. Em pouco tempo vieram os títulos: medalha de bronze em duas olimpíadas, dez vezes campeão brasileiro, e, cinco no sul - americano.
Mas em 1998, o iatista teve a perna direita amputada depois de um grave acidente em Vitória, quando se preparava para mais uma competição. Foram vários anos de recuperação, fisioterapia e um processo de auto-aceitação que hoje, torna Lars uma referência de coragem e superação. "Depois do acidente, mudou a minha forma de pensar, de que viver vale à pena", avalia.
Quem também conta sua história é Sandra Chaves. Por causa da imprudência de um motorista sem carteira, ela perdeu a perna esquerda em 2007. Apesar de todo o processo de adaptação, ela conseguiu superar as dificuldades do dia a dia. "Existe vida após todo sofrimento, existe adaptação. A gente não é feito só de uma perna que perdeu. Eu tenho outros valores", conta Sandra.
Você também pode assistir o programa no www.youtube.com/canaldiversidades